29 de fevereiro de 2012

A Deficiência na Comunicação Social - Guia de Boas Práticas para Jornalistas



Imagem retirada de http://www.mediaedeficiencia.com/

Encontra-se disponível aqui o Guia de Boas Práticas para Jornalistas elaborado pela equipa do programa "Consigo" (INR e RTP) com o objetivo de auxiliar os profissionais da comunicação social a lidarem com as questões da deficiência.



O documento desenvolve-se à volta de quatro grandes questões:
Aspectos básicos a ter em conta;
Mitos em torno da deficiência;
Na prática, como lidar com pessoas com deficiência?;
A deficiência nos Media – Indicações para Jornalistas

(via Grupo Dançando com a Diferença no Facebook)

Grupo Dançando com a Diferença no São Luiz

O Grupo Dançando com a Diferença apresenta no Teatro São Luiz, dias 23 e 24 de Março, a peça Desafinado, com coreografia de Paulo Ribeiro. Mais informações aqui.

15 de fevereiro de 2012

Workshop de dança para cegos e pessoas com baixa visão


Foto cedida pela Vo´Arte
No âmbito do projecto europeu FRAGILE, decorrerá entre 12 e 16 de Março, nos estúdios da Companhia Nacional de Bailado em Lisboa, um workshop orientado pela coreógrafa norueguesa Kjersti Engebrigtsen dirigido a pessoas com deficiência visual, técnicos e profissionais das artes performativas. Kjersti desenvolve desde 1987 uma metodologia pessoal de trabalho com cegos e pessoas com baixa visão, no que entende ser um processo progressivo de libertação pelo conhecimento do corpo, a partir do estudo prático desenvolvido no seu mestrado e da longa experiência de prática educativa com crianças cegas, bem como da criação de espectáculos de dança inclusiva, prática pioneira na Noruega.

FRAGILE une a experiência de coreógrafos provenientes da Noruega, Estónia e Portugal, que vão em conjunto procurar encontrar novos métodos de trabalho nesta área durante um período de dois anos. Entre 2011 e 2013 decorrerão workshops nos três países, orientados por coreógrafos dos três países, visando a difusão dos fins terapêuticos da dança para cegos e possibilidade da sua habilitação profissional no âmbito artístico. A partir da participação nos workshops, serão seleccionados em cada país intérpretes amadores e profissionais, com deficiência visual e normovisuais,  para colaborar num espectáculo final, que será apresentado em Abril de 2013 em Portugal, com coreografia de Ana Rita Barata, e que circulará pelos países parceiros ao longo do ano.


FRAGILE inclui também a realização de seminários em torno da inclusão pela arte no caso específico da deficiência visual e a produção de três documentários que registam o processo. Pedro Sena Nunes será o realizador português.

As inscrições para o workshop estão agora abertas.
Valor: €20 para bailarinos/performers e técnicos
Participação gratuita, mediante inscrição, para utentes de Associações ou Organizações de deficiência visual

Mais informações e inscrições: 
Associação Vo’Arte
Tel: 213932410
Tlm: 914040471


(informação enviada por Ana Isabel Apolinário)

10 de fevereiro de 2012

Há cidades mais acessíveis que outras



Leiam o artigo do jornal Le Figaro aqui.

(notícia enviada por Rosário Azevedo)

1 de fevereiro de 2012

O Louvre invisível

Nesta série de vídeos, chamada Le Louvre Invisible, onde se apresenta o quotidiano dos funcionários deste museu, um vídeo sobre uma visita para cegos.