7 de dezembro de 2009

Conferência "Os Direitos das Pessoas com Deficiência e as boas prácticas em Intervenção Precoce"



No âmbito do Programa Gulbenkian de desenvolvimento Humano irá realizar-se no próximo dia 10 de Dezembro de 2009 das 15h às 18h, a Conferência "Os Direitos das Pessoas com Deficiência e as boas prácticas em Intervenção Precoce".
Auditório 3
ENTRADA LIVRE

Para mais informações contactar:pgdh@gulbenkian.pt




2 de dezembro de 2009

GAM recebe Prémio Inovação e Criatividade 2008




O GAM foi distinguido pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia com o Prémio Inovação e Criatividade A cerimónia teve lugar no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, no passado dia 27 de Novembro.
A APOM distingue anualmente o que de melhor se faz nos Museus portugueses. Nesta edição foram atribuidos dez prémios e várias menções honrosas. O Prémio de Melhor Museu de 2008 foi para o Museu do Oriente, a melhor exposição foi para a Casa-Museu Anastácio Gonçalves com a exposição "Os anos de exílio da Rainha Dª Amélia", e o prémio ex-aqueo para o melhor Serviço de Extensão Cultural  foi atribuido ao Museu da Farmácia e ao Museu Carlos Machado de Ponta Delgada.
Destacamos  ainda a homenagem que foi feita à Professora Doutora Natália Correia Guedes  com a atribuição do Prémio para a melhor Personalidade na área da Museologia.

A representação do GAM presente na cerimónia com o Senhor Secretário de Estado da Cultura, Dr. Elísio Sumavielle, o presidente e o vice-presidente da APOM, respectivamente Dr. João Neto e Dr. Pedro Inácio.

26 de outubro de 2009

Para que lado é que vamos agora - Sinalização acessível

No dia 26 de Outubro, segunda, no auditório do Museu do Oriente, realiza-se o seminário Para que lado é que vamos agora - Sinalização acessível.


Profissionais de museus, designers e profissionais da área das necessidades especiais irão analisar e discutir, pela primeira vez no meio museal português, o desenvolvimento de sinalização acessível, atendendo as necessidades do público em geral e do público com necessidades especiais em particular. Em anexo enviamos programa detalhado, sinopses das comunicações e notas biográficas dos oradores. A participação é gratuita.


Parceria Fundação Museu Oriente

Programa
Resumos
Notas biográficas dos oradores
Bibliografia

10 de março de 2008

Interculturalidade – Museus e diálogo entre culturas

O GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus organiza no dia 10 de Março de 2008 no Museu das Comunicações o 3.º Seminário anual. Este ano o tema é Interculturalidade – Museus e diálogo entre culturas.


Programa

29 de janeiro de 2007

Encontrar um caminho para todos - As novas tecnologias e o acesso aos museus

No dia 29 de Janeiro, segunda-feira, o GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus organiza o seu segundo seminário anual, Encontrar um caminho para todos – as novas tecnologias e o acesso aos museus, que terá lugar no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.


Irão ser apresentados, entre outros, projectos como o SMS Museu e Voz do Museu, implementados pelo Museu Nacional de Arte Antiga, o Infometro e Navmetro, a serem desenvolvidos pelo Metro do Porto, e também equipamentos específicos, criados por empresas como a portuguesa YDreams ou a multinacional Antenna Audio (que desenvolveu os audioguias da Tate Modern).


Programa
Resumos
Notas biográficas dos oradores
Bibliografia

23 de janeiro de 2006

Sabe escrever para todos? A acessibilidade da comunicação escrita no museus

O GAM - Grupo para a Acessibilidade nos Museus organiza no dia 23 de Janeiro de 2006, segunda-feira, no auditório do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva em Lisboa, o seminário Sabe escrever para todos? A acessibilidade da comunicação escrita no museus.

Os textos escritos são determinantes na comunicação do museu com o seu público e esta é a primeira vez que o tema vai ser discutido em Portugal. A quem é que os museus se dirigem? Quem é que pretendem atrair? Conseguem produzir textos acessíveis para os seus públicos-alvo? Quais as normas que deverão ser seguidas? Qual o papel do designer?