1 de novembro de 2011

"O Mundo dos Dinossauros": No mínimo, medíocre; no máximo, uma burla!

Por Marta Ornelas

Levei o meu filho de 4 anos à exposição O Mundo dos Dinossauros, patente na Cordoaria Nacional, em Lisboa, no passado Sábado. Não consegui informar-me bem sobre o conteúdo da exposição porque o que está disponível nos media resume-se ao básico. Ainda assim, fomos porque o tema é bastante apelativo para as crianças, e havia réplicas à escala real. Além disso, tinha apoio institucional dos CTT, da RTP, do Museu de Marinha, do Diário de Notícias, da Câmara de Lisboa, entre outros, o que à partida deveria ser garantia de qualidade. Estranhamente, é difícil pelos cartazes perceber quem organiza a exposição, o que causa desconfiança.

Ao entrarmos, fico com a ideia de que tudo tem um ar pouco profissional e nada, mas mesmo nada, científico. E vou percebendo que o objectivo é apenas fazer dinheiro. Explico:

- um filme 5D (uau!) perfeitamente despropositado, antiquíssimo e sem qualquer objectivo pedagógico;

- mais 2 filmes (importa ter as crianças ocupadas, caladinhas);

- sinalética deficiente ou inexistente;

- luzes fundidas que não permitem ler informação exposta;

- placards informativos com extrema falta de qualidade gráfica que os torna ilegíveis (letras muito pequenas em textos muito longos e letras escuras em fundo escuro!!!);

- termos científicos duvidosos, como 'terópodo' em vez de 'terópode' (que se usa em castelhano e em português do Brasil);

- degraus não assinalados em chão escuro (para as crianças caírem);

- fios tapados com alcatifa que já está solta (para tropeçar não há melhor);

- cada legenda com o seu formato, quer graficamente quer "cientificamente";

- falta de algumas legendas (o que não permite satisfazer a curiosidade das crianças);

- legendas apenas com a designação em latim (não conseguimos perceber do que se trata);

- vitrines sem condições de segurança (três crianças entre os 3 e os 5 anos quase fizeram cair uma sem querer);

- as cenografias são pobres, as réplicas dos dinossauros são básicas (algumas sem qualquer qualidade técnica) apenas acenam o pescoço ou abrem a boca, o que é manifestamente fraco, comparando com as ofertas que há hoje no mercado em termos de dinossauros robotizados;

- os ateliês de paleontologia (uau!) propõem duas actividades: destapar a areia com um pincel até descobrir alguma coisa (que não se sabe o que é porque não há ninguém para explicar) e pintar um dinossauro fotocopiado em folha A4 com lápis de cera quase às escuras. Há uma rapariga a passar diplomas aos meninos que pintam dinossauros, que tem que ficar com os olhos a 5cm do papel para poder ver o que escreve.

Foi decepcionante, desconfortável e frustrante. A exposição é antiga, datada e está muito estragada. Absolutamente desaconselhável. Um casal com um filho larga 22€ para ver esta exposição, que corre o país e que já deu certamente muito dinheiro a ganhar aos organizadores (afinal são duas empresas), de forma fraudulenta, com o convénio de instituições públicas que se orçamentam com dinheiro de todos os portugueses que pagam impostos.

21 de outubro de 2011

Encontro: Cultura da Acessibilidade, no Museu do Futebol



No próximo dia 28 de Outubro, organiza-se no Museu do Futebol em São Paulo (Brasil) o encontro Cultura da Acessibilidade - Três mesas para reflectir e propor novas atitudes.

Para saber mais sobre o programa de acessibilidade do Museu do Futebol, basta ir aqui.

mv

Filme "O Gesto" no doclisboa



O filme Gesto de António Borges Correia será exibido no próximo dia 23 de Outubro, às 18h45, no Cinema Londres., no âmbito do festival doclisboa 2011. É a história de António, um jovem de 18 anos, surdo profundo, que quer estudar cinema fora de Portugal e tornar-se realizador. Mais informações aqui.

(notícia enviada por Clara Mineiro)

mv

20 de outubro de 2011

Som e Silêncio



A cantora Paula Teixeira 'canta' em Língua Gestual Portuguesa na apresentação do projecto Som e Silêncio, no próximo dia 22 de Outubro, às 17h00, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. André Sardet e Susana Félix serão seus convidados. Entrada livre.

(notícia enviada por Fátima Alves)

mv

18 de outubro de 2011

1º volume do Dicionário Técnico de Língua Gestual Portuguesa



No dia 21 de Outubro, às 17h00, será apresentado na Fundação Portuguesa das Comunicações - Átrio da Casa do Futuro o 1º volume do Dicionário Técnico de Língua Gestual Portuguesa.

"Já lá vai o tempo em que as mãos dos estudantes surdos eram amarradas para os obrigar a oralizar o que lhes fosse possível." Isso levou a que se desenvolvesse uma língua 'clandestina', com o uso limitado a situações informais, entre família e amigos. A Língua Gestual Portuguesa carece, assim, de gestos para terminologia técnica e científica. Numa iniciativa inovadora, os alunos surdos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da Fundação PT e da Fundação Calouste Gulbenkian, levam a cabo um projecto exigente e ambicioso: a criação de um Dicionário Terminológico em LGP.

A sessão de lançamento conta com a actuação do Coro da UCP que integra os alunos Surdos, no âmbito do Projecto "CANTAR COM AS MÃOS".

(comunicado enviado pela Fundação Portuguesa das Comunicações)

mv

16 de outubro de 2011

13 de outubro de 2011

Exposição: O mar é fixe mas não é só peixe





No dia 24 de Outubro, às 19h00, será oficialmente inaugurada a nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva O mar é fixe mas não é só peixe. A cerimónia terá tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Antes disso, no Sábado 22 de Outubro, estão agendadas duas visitas em Língua Gestual Portuguesa: às 11h00 e às 15h00. Os interessados em participar deverão entrar em contacto com o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

Um breve vídeo sobre a exposição pode ser visto aqui.

(notícia enviada por Pedro Mourão, da Equipa Acessibilidades do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva).

mv