3 de novembro de 2011

Museu Municipal de Faro: novo membro institucional do GAM



O GAM dá as boas-vindas a um novo membro institucional, o Museu Municipal de Faro, e é com prazer que divulga aqui a newsletter deste museu para o mês de Novembro.

2 de novembro de 2011

Preencha Esta Vida: uma iniciativa da Associação Salvador



Preencha Esta Vida é uma iniciativa da Associação Salvador que apoia a angariação de fundos para o financiamento de projectos que se candidataram à Acção Qualidade de Vida 2011. Os projectos apresentados no site Preencha Esta Vida foram seleccionados por um júri da Associação Salvador.

(informação enviada por Clara Mineiro)

mv

Entrevista com a escritora Sally Gardner: A dislexia não é uma doença



A escritora inglesa Sally Gardner escreve e ilustra histórias para crianças. Sofre de dislexia e só aprendeu a ler aos 14 anos. Leia aqui a sua entrevista ao jornal The Telegraph.

1 de novembro de 2011

"O Mundo dos Dinossauros": No mínimo, medíocre; no máximo, uma burla!

Por Marta Ornelas

Levei o meu filho de 4 anos à exposição O Mundo dos Dinossauros, patente na Cordoaria Nacional, em Lisboa, no passado Sábado. Não consegui informar-me bem sobre o conteúdo da exposição porque o que está disponível nos media resume-se ao básico. Ainda assim, fomos porque o tema é bastante apelativo para as crianças, e havia réplicas à escala real. Além disso, tinha apoio institucional dos CTT, da RTP, do Museu de Marinha, do Diário de Notícias, da Câmara de Lisboa, entre outros, o que à partida deveria ser garantia de qualidade. Estranhamente, é difícil pelos cartazes perceber quem organiza a exposição, o que causa desconfiança.

Ao entrarmos, fico com a ideia de que tudo tem um ar pouco profissional e nada, mas mesmo nada, científico. E vou percebendo que o objectivo é apenas fazer dinheiro. Explico:

- um filme 5D (uau!) perfeitamente despropositado, antiquíssimo e sem qualquer objectivo pedagógico;

- mais 2 filmes (importa ter as crianças ocupadas, caladinhas);

- sinalética deficiente ou inexistente;

- luzes fundidas que não permitem ler informação exposta;

- placards informativos com extrema falta de qualidade gráfica que os torna ilegíveis (letras muito pequenas em textos muito longos e letras escuras em fundo escuro!!!);

- termos científicos duvidosos, como 'terópodo' em vez de 'terópode' (que se usa em castelhano e em português do Brasil);

- degraus não assinalados em chão escuro (para as crianças caírem);

- fios tapados com alcatifa que já está solta (para tropeçar não há melhor);

- cada legenda com o seu formato, quer graficamente quer "cientificamente";

- falta de algumas legendas (o que não permite satisfazer a curiosidade das crianças);

- legendas apenas com a designação em latim (não conseguimos perceber do que se trata);

- vitrines sem condições de segurança (três crianças entre os 3 e os 5 anos quase fizeram cair uma sem querer);

- as cenografias são pobres, as réplicas dos dinossauros são básicas (algumas sem qualquer qualidade técnica) apenas acenam o pescoço ou abrem a boca, o que é manifestamente fraco, comparando com as ofertas que há hoje no mercado em termos de dinossauros robotizados;

- os ateliês de paleontologia (uau!) propõem duas actividades: destapar a areia com um pincel até descobrir alguma coisa (que não se sabe o que é porque não há ninguém para explicar) e pintar um dinossauro fotocopiado em folha A4 com lápis de cera quase às escuras. Há uma rapariga a passar diplomas aos meninos que pintam dinossauros, que tem que ficar com os olhos a 5cm do papel para poder ver o que escreve.

Foi decepcionante, desconfortável e frustrante. A exposição é antiga, datada e está muito estragada. Absolutamente desaconselhável. Um casal com um filho larga 22€ para ver esta exposição, que corre o país e que já deu certamente muito dinheiro a ganhar aos organizadores (afinal são duas empresas), de forma fraudulenta, com o convénio de instituições públicas que se orçamentam com dinheiro de todos os portugueses que pagam impostos.

21 de outubro de 2011

Encontro: Cultura da Acessibilidade, no Museu do Futebol



No próximo dia 28 de Outubro, organiza-se no Museu do Futebol em São Paulo (Brasil) o encontro Cultura da Acessibilidade - Três mesas para reflectir e propor novas atitudes.

Para saber mais sobre o programa de acessibilidade do Museu do Futebol, basta ir aqui.

mv

Filme "O Gesto" no doclisboa



O filme Gesto de António Borges Correia será exibido no próximo dia 23 de Outubro, às 18h45, no Cinema Londres., no âmbito do festival doclisboa 2011. É a história de António, um jovem de 18 anos, surdo profundo, que quer estudar cinema fora de Portugal e tornar-se realizador. Mais informações aqui.

(notícia enviada por Clara Mineiro)

mv

20 de outubro de 2011

Som e Silêncio



A cantora Paula Teixeira 'canta' em Língua Gestual Portuguesa na apresentação do projecto Som e Silêncio, no próximo dia 22 de Outubro, às 17h00, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. André Sardet e Susana Félix serão seus convidados. Entrada livre.

(notícia enviada por Fátima Alves)

mv