4 de novembro de 2011

Encontro "Ouvir a arte e a cultura"


No dia 22 de Novembro, a Associação Íris Inclusiva promove, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o Encontro Ouvir a arte e a cultura – A audiodescrição na construção de produtos inclusivos, a realizar no âmbito de um projecto já em curso, financiado pelo INR, I.P. Subprograma para Todos (consltar o programa aqui).



De uma forma muito geral, a audiodescrição visa permitir o acesso da pessoa cega e com baixa visão a diferentes formas de expressão artística e cultural, contribuindo assim para a sua plena inclusão cultural, comunitária e social, em igualdade de circunstâncias com os demais cidadãos.


A iniciativa, desenvolvida em parceria com o projecto AUDIODESCRIÇÃO.PT – Ouço, logo vejo, da Companhia de Actores (Oeiras), com o Teatro O Cão Danado (Braga) e com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, pretende dar a conhecer o recurso e contribuir para a construção de práticas mais inclusivas pelos diversos agentes culturais (associações, municípios, museus, estruturas ligadas às artes performativas, etc.), com especial enfoque naqueles que actuam no distrito de Viana do Castelo, por ser este o território de actuação da Associação promotora.


Ao longo do Encontro, os participantes terão oportunidade de percepcionar de que forma o serviço de audiodescrição pode ser integrado em dois produtos artístico-culturais distintos: uma exposição de fotografia e uma performance, que virão por certo enriquecer e complementar a intervenção dos vários convidados que farão do espaço que acolhe o evento um lugar essencialmente de partilha e de construção.


A inscrição no Encontro é gratuita, embora sujeita à disponibilidade da sala, e pode ser efectuada no website da Associação, através do e-mail geral@irisinclusiva.pt ou do telemóvel 962 697 074. No acto de inscrição, e caso o participante assim o deseje, deve ser indicada a necessidade de impressão do material do evento em Braille.

(notícia enviada por Susana Zuzarte)

mv

3 de novembro de 2011

Museu Municipal de Faro: novo membro institucional do GAM



O GAM dá as boas-vindas a um novo membro institucional, o Museu Municipal de Faro, e é com prazer que divulga aqui a newsletter deste museu para o mês de Novembro.

2 de novembro de 2011

Preencha Esta Vida: uma iniciativa da Associação Salvador



Preencha Esta Vida é uma iniciativa da Associação Salvador que apoia a angariação de fundos para o financiamento de projectos que se candidataram à Acção Qualidade de Vida 2011. Os projectos apresentados no site Preencha Esta Vida foram seleccionados por um júri da Associação Salvador.

(informação enviada por Clara Mineiro)

mv

Entrevista com a escritora Sally Gardner: A dislexia não é uma doença



A escritora inglesa Sally Gardner escreve e ilustra histórias para crianças. Sofre de dislexia e só aprendeu a ler aos 14 anos. Leia aqui a sua entrevista ao jornal The Telegraph.

1 de novembro de 2011

"O Mundo dos Dinossauros": No mínimo, medíocre; no máximo, uma burla!

Por Marta Ornelas

Levei o meu filho de 4 anos à exposição O Mundo dos Dinossauros, patente na Cordoaria Nacional, em Lisboa, no passado Sábado. Não consegui informar-me bem sobre o conteúdo da exposição porque o que está disponível nos media resume-se ao básico. Ainda assim, fomos porque o tema é bastante apelativo para as crianças, e havia réplicas à escala real. Além disso, tinha apoio institucional dos CTT, da RTP, do Museu de Marinha, do Diário de Notícias, da Câmara de Lisboa, entre outros, o que à partida deveria ser garantia de qualidade. Estranhamente, é difícil pelos cartazes perceber quem organiza a exposição, o que causa desconfiança.

Ao entrarmos, fico com a ideia de que tudo tem um ar pouco profissional e nada, mas mesmo nada, científico. E vou percebendo que o objectivo é apenas fazer dinheiro. Explico:

- um filme 5D (uau!) perfeitamente despropositado, antiquíssimo e sem qualquer objectivo pedagógico;

- mais 2 filmes (importa ter as crianças ocupadas, caladinhas);

- sinalética deficiente ou inexistente;

- luzes fundidas que não permitem ler informação exposta;

- placards informativos com extrema falta de qualidade gráfica que os torna ilegíveis (letras muito pequenas em textos muito longos e letras escuras em fundo escuro!!!);

- termos científicos duvidosos, como 'terópodo' em vez de 'terópode' (que se usa em castelhano e em português do Brasil);

- degraus não assinalados em chão escuro (para as crianças caírem);

- fios tapados com alcatifa que já está solta (para tropeçar não há melhor);

- cada legenda com o seu formato, quer graficamente quer "cientificamente";

- falta de algumas legendas (o que não permite satisfazer a curiosidade das crianças);

- legendas apenas com a designação em latim (não conseguimos perceber do que se trata);

- vitrines sem condições de segurança (três crianças entre os 3 e os 5 anos quase fizeram cair uma sem querer);

- as cenografias são pobres, as réplicas dos dinossauros são básicas (algumas sem qualquer qualidade técnica) apenas acenam o pescoço ou abrem a boca, o que é manifestamente fraco, comparando com as ofertas que há hoje no mercado em termos de dinossauros robotizados;

- os ateliês de paleontologia (uau!) propõem duas actividades: destapar a areia com um pincel até descobrir alguma coisa (que não se sabe o que é porque não há ninguém para explicar) e pintar um dinossauro fotocopiado em folha A4 com lápis de cera quase às escuras. Há uma rapariga a passar diplomas aos meninos que pintam dinossauros, que tem que ficar com os olhos a 5cm do papel para poder ver o que escreve.

Foi decepcionante, desconfortável e frustrante. A exposição é antiga, datada e está muito estragada. Absolutamente desaconselhável. Um casal com um filho larga 22€ para ver esta exposição, que corre o país e que já deu certamente muito dinheiro a ganhar aos organizadores (afinal são duas empresas), de forma fraudulenta, com o convénio de instituições públicas que se orçamentam com dinheiro de todos os portugueses que pagam impostos.

21 de outubro de 2011

Encontro: Cultura da Acessibilidade, no Museu do Futebol



No próximo dia 28 de Outubro, organiza-se no Museu do Futebol em São Paulo (Brasil) o encontro Cultura da Acessibilidade - Três mesas para reflectir e propor novas atitudes.

Para saber mais sobre o programa de acessibilidade do Museu do Futebol, basta ir aqui.

mv

Filme "O Gesto" no doclisboa



O filme Gesto de António Borges Correia será exibido no próximo dia 23 de Outubro, às 18h45, no Cinema Londres., no âmbito do festival doclisboa 2011. É a história de António, um jovem de 18 anos, surdo profundo, que quer estudar cinema fora de Portugal e tornar-se realizador. Mais informações aqui.

(notícia enviada por Clara Mineiro)

mv