21 de abril de 2011

Museus e público sénior: um estudo GAM-ICOM


No seguimento do desafio lançado ao GAM pela Fundação Calouste Gulbenkian durante a realização do seminário anual, em Março de 2010, sobre a temática dos museus e do público sénior, o grupo apresentou à FCG uma proposta para a realização de um estudo de avaliação da relação do público sénior com os museus, assim como da situação actual de museus quanto à população sénior que servem.



Aquando da preparação daquele seminário, intitulado 3ª, 4ª, 5ª idade… - Público sénior e museus, apercebemo-nos que os dados sobre a relação deste público com os museus são inexistentes. Para além de alguns elementos relativos ao número de visitantes, não existem outros (sócio-demográficos, qualitativos, relativos a percepções, necessidades, utilização, acessibilidade – física e cognitiva). Sem conhecermos o contexto e os públicos com os quais trabalhamos, assim como os que pretendemos servir, não podemos desenvolver e planear a nossa actividade de forma sustentada, consistente e eficiente.


Através do estudo proposto à FCG pretende-se elaborar uma base de reflexão sobre as necessidades específicas dos seniores, de forma a orientar programações museológicas e, de um modo mais lato, programações culturais, tendo em vista este público específico.


A coordenação do estudo é da responsabilidade dos museólogos Giles Teixeira, Margarida Lima de Faria e Maria Vlachou (GAM). Colaboram ainda os membros do GAM Ana Daré e Susana Alves. O estudo está a ser realizado em parceria com o ICOM Portugal e é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Será concluido no outono de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário