26 de abril de 2013

Audioguia em mapudungun



O mapudungun é a língua dos Mapuche, que habitam a região centro-sul do Chile e o sudoeste da Argentina. O Museo de La Memoria y los Derechos Humanos em Santiago de Chile apresentou na passada quarta-feira um audioguia em mapudungun, procurando facilitar o acesso às suas exposições a essa população, que representa, de acordo com o censo de 2002, 4% da população chilena.

O debate da reforma agrária no Chile no final dos anos 60 e início dos anos 70 procurou abrir a discussão sobre a redistribuição da terra, tendo em consideração também os direitos dos Mapuche. Com o golpe de Pinochet este processo parou abruptamente. De acordo com dados da Comissão Verdade e Reconciliação, pelo menos 113 Mapuche foram mortos pela repressão estatal durante a ditadura.

O Museo de La Memoria y los Derechos Humanos, um museu destinado a dar visibilidade às violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado do Chile entre 1973 e 1990 e a estimular a reflexão e o debate, procura agora envolver os Mapuche numa história que é também a deles.

Mais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário