31 de janeiro de 2013
30 de janeiro de 2013
Rotas sem Barreiras
Nas regiões do Alentejo e da Extremadura (Espanha), quatro Associações de Desenvolvimento Local, baseadas no pressuposto que o turismo é um bem social que deverá estar ao alcance de todos, motivaram-se para a implementação de um projecto transnacional a que denominaram Rotas Sem Barreiras. Mais aqui.
29 de janeiro de 2013
Programa "Mind´s eye" do Museu Guggenheim
![]() |
Imagem retirada do Flickr do Museu Guggenheim |
Na primeira segunda-feira de cada mês, o programa Mind´s Eye do Museu Guggenheim em Nova Iorque dá a oportunidade a pessoas com baixa visão ou cegas de explorar as exposições, as colecções e a arquitectura do museu através de ferramentas sensoriais e de comunicação especialmente adaptadas às suas necessidades. O acesso às visitas e aos workshops é gratuito e a presença deve ser confirmada até uma semana antes da realização da actividade. Mais aqui.
(via José Picas do Vale)
28 de janeiro de 2013
Companhia Limitada procura intérpretes/criadores
Foto: Hélène Veiga Gomes |
Companhia Limitada é um colectivo nómada de artistas que se propõe, num espaço de tempo limitado, construir objectos performativos para pessoas que nos bairros de Lisboa vivem solitárias nas suas casas e das quais já não conseguem sair.
Esta companhia, que se instala em cada bairro para onde cria e onde apresenta, na privacidade de apartamentos ou casas, os seus trabalhos a um público de uma pessoa, é um projecto da Largo Residências, com direcção artística de Madalena Victorino e Pedro Salvador. Cada vez que a Companhia Limitada se levanta, tem a duração exclusiva de 90 dias. O tempo para a sua primeira edição será Maio e Junho de 2013.
Neste momento, a Companhia Limitada procura 5 intérpretes/criadores de várias idades e backgrounds (dança, teatro, música) para integrar o colectivo. As audições terão lugar no SOU (Anjos-Lisboa), nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro. Os interessados podem enviar CV, carta de motivações para integrar um projecto desta natureza e fotografia até ao dia 5 de Fevereiro para: info@largoresidencias.com
Mais sobre a Companhia Limitada aqui.
(via Cecília Folgado)
25 de janeiro de 2013
24 de janeiro de 2013
23 de janeiro de 2013
Chegar ao público esquecido
![]() |
Andrew Bifield |
Um em cada cinco australianos tem uma deficiência, mas as pessoas com deficiência têm também famílias, amigos e colegas, por isso, o número de pessoas afectadas pela falta de bons serviços ou de acessibilidade é muito maior do que 1 em cada 5. Leia o artigo de Andrew Bifield, Reaching the forgotten audience, aqui.
22 de janeiro de 2013
Através dos olhos de um autista
Conheça aqui a história de Carly Fleischmann, uma adolescente que aprendeu a controlar o autismo para comunicar através de palavras escritas num computador após 11 anos de enclausuramento dentro de si mesma. Vejam ainda o video interactivo "Carly's Café", no qual poderão vivenciar alguns minutos da experiência de um autista por trás dos olhos de um.
21 de janeiro de 2013
Quando a cadeira de rodas significa liberdade
Haverá melhor maneira de começar a semana do que ouvir o surpreendente discurso da artista Sue Austin e deixar-se maravilhar com as imagens dos seus mergulhos?
17 de janeiro de 2013
A companhia israelita Nalagaat
Foto: Rita Castelnuovo para o jornal New York Times
Nalagaat em hebraico significa "Por favor toque". Esta é uma companhia de teatro que reúne actores surdos, cegos e mudos. Está a preparar-se para a sua estreia nos Estados Unidos, no Skirball Center for the Performing Arts em Nova Iorque. Mais sobre esta companhia aqui.
|
16 de janeiro de 2013
15 de janeiro de 2013
LEVA - Ler em voz alta
O LEVA propõe-se dar a possibilidade, a quem não pode ler pelas mais variadas razões, de escolher os livros que quer. Aceita encomendas de qualquer livro disponível no mercado e grava-o em audiolivro. Mais aqui.
14 de janeiro de 2013
Cientistas forenses com deficiência
Um artigo muito interessante sobre cientistas forenses com deficiência, na vida real e nas séries de TV. Leiam aqui.
11 de janeiro de 2013
Teatro para crianças com deficiências profundas
Foto: Christian Sinibaldi para o jornal Guardian |
10 de janeiro de 2013
Formação em Tecnologias de Informação para seniores surdos
A Fundação PT, em parceria com a Fundação Portuguesa das Comunicações, realiza entre 7 de Janeiro e 25 de Fevereiro uma acção de formação em tecnologias de informação dirigida a seniores surdos.
A Fundação PT tem como missão de promover a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação de um modo sustentável, dando um enfoque prioritário às áreas da Saúde, da Educação e da Inclusão Digital, abrangendo sobretudo camadas da população desfavorecidas ou em risco.
A Fundação Portuguesa das Comunicações tem tido, desde a sua criação, um activo e importante papel na promoção e divulgação de projectos e soluções tecnológicas que incrementem o desenvolvimento da inclusão social, tanto em termos de acessibilidade como de sensibilização junto dos seus visitantes.
(via Teresa Beirão)
A Fundação PT tem como missão de promover a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação de um modo sustentável, dando um enfoque prioritário às áreas da Saúde, da Educação e da Inclusão Digital, abrangendo sobretudo camadas da população desfavorecidas ou em risco.
A Fundação Portuguesa das Comunicações tem tido, desde a sua criação, um activo e importante papel na promoção e divulgação de projectos e soluções tecnológicas que incrementem o desenvolvimento da inclusão social, tanto em termos de acessibilidade como de sensibilização junto dos seus visitantes.
(via Teresa Beirão)
9 de janeiro de 2013
8 de janeiro de 2013
Companhia Pamoja (Quénia)
Pamoja significa 'juntos' em kiswahili. Este é o nome de uma companhia de dança do Quénia, que junta bailarinos com e sem deficiência. Leiam mais sobre eles aqui.
7 de janeiro de 2013
O 'tocar' virtual

O Manchester Museum tem seguido nos últimos anos uma filosofia que procura tornar a sua colecção cada vez mais disponível ao tacto, algo que não beneficia apenas visitantes cegos ou com baixa visão. No entanto, por questões de conservação, há objectos que não podem ser tocados, mas, quando colocados atrás do vidro não podem ser apreciados pelos visitantes com deficiência visual. O museu, com a ajuda da Fundação Stavros Niarchos, desenvolveu um haptic interactive, que permite aos visitantes explorarem um objecto num ambiente digital em três dimensões. Mais aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)