Estão abertas até 30 de Junho as candidaturas para o Mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria. Todas as informações aqui.
31 de maio de 2013
30 de maio de 2013
"As pessoas com deficiência não são a vossa inspiração"
Maria Vlachou escreve sobre barreiras como o género, a cor, a etnia, a religião, a orientação sexual, capacidades físicas e mentais ou financeiras, que, aliadas à ignorância, podem causar afastamento, incompreensão, medo, desconforto, raiva, no relacionamento entre as pessoas. Questiona, no entanto, se a melhor forma de acabar com os preconceitos e promover uma relação entre pessoas é apresentar a diferença como algo "heróico", "sobre-humano", "inspirador". Leiam aqui.
29 de maio de 2013
Dia Mundial da Esclerose Múltipla
Celebra-se hoje o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Muitas pessoas de todo o mundo responderam ao desafio de partilhar o seu lema a propósito deste dia. As suas contribuições podem ser vistas aqui.
28 de maio de 2013
27 de maio de 2013
24 de maio de 2013
23 de maio de 2013
Colóquio "L’altérité dans le spectacle, le spectacle de l’altérité"
A Cité Nationale de l´Histoire de l´Immigration organiza a partir de hoje e até Sábado o colóquio internacional L’altérité dans le spectacle, le spectacle de l’altérité. O colóquio pretende colocar as seguintes questões: O que é o 'outro'? Quem é ele? De onde vem? Como foi inventado?
Mais aqui.
22 de maio de 2013
Encontros multissensoriais do MAM
O MAM - Museu de Arte Moderna de Rio de Janeiro organiza no último sábado de cada mês os Encontros Multissensoriais, procurando levar obras de arte da sua colecção ao alcance de todos. Aqui temos o vídeo de um destes encontros, destinado a cegos.
21 de maio de 2013
Portugueses criam cadeira de rodas 'inteligente'
Esta equipa de investigadores da Universidade do Minho criou uma cadeira de rodas que lê o pensamento. A IntellWheels pode ser comandada através de movimentos de cabeça ou do corpo, da voz, de expressões faciais ou de pensamentos, e já foi testada em pacientes com paralisia cerebral. O projecto já ganhou vários prémios. Mais aqui: http://bit.ly/18HTq5C
20 de maio de 2013
Acessibilidade nos autocarros da CARRIS
O blog Lisboa Inacessível entrevistou Diogo Martins, web developer e entusiasta da mobilidade sustentável, sobre a frota de autocarros da CARRIS em Lisboa. Leia aqui.
17 de maio de 2013
Crinabel no Teatro da Comuna
A Crinabel apresenta nos dias 17, 18 e 19 de Maio a peça Sala Branca, a partir de Harold Pinter. No Teatro da Comuna, Sexta e Sábado às 21h30 e Domingo às 17h00. Os bilhetes custam €5.
Este espectáculo será também apresentado no Porto, no Teatro Helena Sá e Costa, de 9 a 11 de Outubro.
(via Fátima Alves)
16 de maio de 2013
Exposição "Refugiados e a Austrália, 1972-2012"
A exposição Refugees and Australia, 1972 - 2012 abriu no passado dia 11 de Maio no Migration Museum em Adelaide, Austrália. A exposição apresenta as variadas formas como o Estado australiano tem procurado reconciliar a política interna e as suas obrigações internacionais ao longo dos últimos 40 anos. Os próprios cidadãos australianos tem reagido também de várias formas, desde a hostilidade e a indiferença à oferta de assistência prática.
15 de maio de 2013
Musée Rodin celebra a Noite dos Museus
O Musée Rodin em Paris celebra a Noite dos Museus no dia 18 de Maio com uma visita guiada pelo comediante Laurent Vallo em Língua Gestual Francesa. O museu disponibiliza um endereço de email específico para as marcações: sourds@musee-rodin.fr
(via Fátima Alves)
14 de maio de 2013
Ver com os sentidos
Três museus nova-iorquinos - o Metropolitan, o Whitney e o Guggenheim - juntam-se no dia 1 de Junho e propõem uma série de actividades para pessoas cegas e com baixa visão. Mais aqui.
13 de maio de 2013
Lorcan Hopper dirige o grupo Rawcus
Rawcus é um grupo de artistas com e sem deficiência. Como parte do seu desenvolvimento criativo, em Março passado realizaram um workshop com Lorcan Hopper, um artista australiano com Síndrome Down. É a primeira vez que o grupo é dirigido por um artista com deficiência. O vídeo que se segue é um registo deste trabalho.
9 de maio de 2013
Exposição Baixa em Tempo Real: algumas questões de acessibilidade
A exposição
“Baixa em Tempo Real”, patente na Galeria Millenniun em Lisboa até 24 de Maio, pretende
retratar a Baixa Pombalina em tempo real. O projecto foi desenvolvido pelo
Departamento de Museologia da Universidade Lusófona em colaboração com outros
departamentos desta Universidade.
Uma das
preocupações dos organizadores foi disponibilizar informação em vários formatos
para pessoas cegas e surdas. No entanto, algumas das opções tomadas na verdade
dificultam ou impossibilitam o acesso. Alguns exemplos:
![]() |
Foto: GAM |
- Existe
uma galeria táctil de fotografias, mas foi colocada na vertical. Esta
disposição não só dificulta a exploração pelos cegos, mas torna-a também
cansativa. Os objectos expostos para exploração táctil (incluindo as legendas)
devem ser colocados na horizontal ou numa posição inclinada(<45>
- Os
visitantes cegos são levados através de um guia podo-táctil (um guia no chão
que pode ser seguido com a bengala) até uma mesa exploratória, com vários materiais
informativos. No entanto, essa mesa é muito baixa para servir o propósito pelo
qual foi concebida e, por isso, desconfortável para a exploração de imagens
tácteis;
Foto GAM |
- As
legendas em braille têm erros, o que indica que não houve uma boa revisão dos textos por uma pessoa que saiba ler braille.
Estes são
alguns exemplos do que encontrámos na exposição Baixa em Tempo Real e que são
encontrados com alguma frequência em várias outras exposições que pretendem ser
acessíveis a visitantes cegos ou com baixa visão. São também de fácil
resolução.
6 de maio de 2013
Exposição 360º - Ciência Descoberta: algumas questões de acessibilidade
Está patente até dia 2 de Junho na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa a exposição 360º - Ciência Descoberta, uma exposição sobre ciência no período das grandes viagens dos portugueses e dos espanhóis nos séculos XV e XVI.
As opções de museografia levantam algumas questões de acessibilidade que mereceriam ser melhor vistas:
- Objectos como mapas estão colocados em vitrines de madeira e totalmente na horizontal, o que, dada a altura das vitrines e o facto dos lados não serem transparentes, dificulta ou impossibilita o visionamento no caso das crianças e de pessoas em cadeira de rodas.
- Muitas legendas são mal iluminadas, o que torna a sua leitura difícil. No caso dos textos em inglês, a leitura torna-se mesmo impossível, dado que a letra usada é de cor cinzenta em fundo preto.
- As legendas em geral estão colocadas abaixo do nível da cintura de uma pessoa de altura média, o que significa que muitos visitantes precisam de se dobrar para ler.
Esperamos que numa próxima exposição questões como estas possam ser levadas em consideração, de forma a garantir o acesso a mais visitantes.
3 de maio de 2013
IBRAM lança livro sobre acessibilidade a museus
O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) apresentou na semana passada o livro Acessibilidade a Museus, o segundo volume da Colecção Cadernos Museológicos. A autoria é da nossa conhecida Regina Cohen e ainda de Cristiane Duarte e Alice Brasileiro, todas arquitectas e professoras investigadoras do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto Sobre Acessibilidade e Desenho Universal – Núcleo Pró-Acesso – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais aqui.
2 de maio de 2013
Fotografia táctil
Leiam o artigo From Stereoscopy to tactile photography, uma nova disciplina multisensorial baseada nos princípios da estereoscopia e a conversão de imagens digitais em relevos com a ajuda do computador.
via Museum for All blog
Subscrever:
Mensagens (Atom)