15 de setembro de 2010

Visitas de Estudo: Mobilidade individual

A Agência Nacional para o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida informa que está aberta a primeira fase para a apresentação de candidaturas a Visitas de Estudo relativas ao Programa Transversal até ao próximo dia 15 de Outubro de 2010, para Visitas de Estudo a decorrer entre Março de 2011 e Junho de 2011.


As Visitas de Estudo são visitas de curta duração (3 a 5 dias de trabalho), organizadas para um conjunto de especialistas e decisores que representam vários grupos dos sectores da educação e da formação vocacional. Deste modo, pretende-se mobilizar stakeholders interessados em examinar um aspecto particular da aprendizagem ao longo da vida noutro Estado-Membro. Estas actividades visam apoiar a definição de políticas e a cooperação a nível europeu no domínio da aprendizagem ao longo da vida, designadamente no contexto do Processo de Lisboa e de Copenhaga e do Programa de Trabalho “Educação e Formação 2010”, bem como dos Processos de Bolonha e de Copenhaga e seus sucessores.


O presente convite destina-se aos decisores em matéria de educação e aos responsáveis da formação e do ensino profissional, designadamente:
Especialistas e representantes de autoridades locais, regionais e nacionais; Parceiros sociais - Representantes de Organizações Patronais e Sindicais; Directores de estabelecimentos de ensino, formação e orientação profissionais; Serviços de acreditação (RVCC e CNO); Representantes de centros de orientação; Representantes de Câmaras de Comércio / Indústria / Artesanato; Representantes de associações e redes de educação e formação profissional; Gestores de PME; Gestores de recursos humanos; Gestores de Formação; Coordenadores de departamentos; Orientadores educativos; Inspectores; Formadores de professores; Investigadores.
Para aceder ao catálogo com as visitas disponíveis, respectivos programas e requisitos para a apresentação de candidaturas deverá consultar os seguintes endereços:
http://studyvisits.cedefop.europa.eu/ e www.proalv.pt




A candidatura deverá respeitar os critérios definidos no Convite Nacional e ser submetida on-line através da página do CEDEFOP acima referida. Uma vez validada, deverá ser impressa, assinada (pelo candidato e representante legal da instituição) e enviada para a seguinte morada dentro do prazo legal de submissão:

Agência Nacional para o Programa Aprendizagem ao Longo da Vida
Av. Infante Santo, 2 – 4º
1350-178 Lisboa

mv

Sem comentários:

Enviar um comentário