1 de novembro de 2011

"O Mundo dos Dinossauros": No mínimo, medíocre; no máximo, uma burla!

Por Marta Ornelas

Levei o meu filho de 4 anos à exposição O Mundo dos Dinossauros, patente na Cordoaria Nacional, em Lisboa, no passado Sábado. Não consegui informar-me bem sobre o conteúdo da exposição porque o que está disponível nos media resume-se ao básico. Ainda assim, fomos porque o tema é bastante apelativo para as crianças, e havia réplicas à escala real. Além disso, tinha apoio institucional dos CTT, da RTP, do Museu de Marinha, do Diário de Notícias, da Câmara de Lisboa, entre outros, o que à partida deveria ser garantia de qualidade. Estranhamente, é difícil pelos cartazes perceber quem organiza a exposição, o que causa desconfiança.

Ao entrarmos, fico com a ideia de que tudo tem um ar pouco profissional e nada, mas mesmo nada, científico. E vou percebendo que o objectivo é apenas fazer dinheiro. Explico:

- um filme 5D (uau!) perfeitamente despropositado, antiquíssimo e sem qualquer objectivo pedagógico;

- mais 2 filmes (importa ter as crianças ocupadas, caladinhas);

- sinalética deficiente ou inexistente;

- luzes fundidas que não permitem ler informação exposta;

- placards informativos com extrema falta de qualidade gráfica que os torna ilegíveis (letras muito pequenas em textos muito longos e letras escuras em fundo escuro!!!);

- termos científicos duvidosos, como 'terópodo' em vez de 'terópode' (que se usa em castelhano e em português do Brasil);

- degraus não assinalados em chão escuro (para as crianças caírem);

- fios tapados com alcatifa que já está solta (para tropeçar não há melhor);

- cada legenda com o seu formato, quer graficamente quer "cientificamente";

- falta de algumas legendas (o que não permite satisfazer a curiosidade das crianças);

- legendas apenas com a designação em latim (não conseguimos perceber do que se trata);

- vitrines sem condições de segurança (três crianças entre os 3 e os 5 anos quase fizeram cair uma sem querer);

- as cenografias são pobres, as réplicas dos dinossauros são básicas (algumas sem qualquer qualidade técnica) apenas acenam o pescoço ou abrem a boca, o que é manifestamente fraco, comparando com as ofertas que há hoje no mercado em termos de dinossauros robotizados;

- os ateliês de paleontologia (uau!) propõem duas actividades: destapar a areia com um pincel até descobrir alguma coisa (que não se sabe o que é porque não há ninguém para explicar) e pintar um dinossauro fotocopiado em folha A4 com lápis de cera quase às escuras. Há uma rapariga a passar diplomas aos meninos que pintam dinossauros, que tem que ficar com os olhos a 5cm do papel para poder ver o que escreve.

Foi decepcionante, desconfortável e frustrante. A exposição é antiga, datada e está muito estragada. Absolutamente desaconselhável. Um casal com um filho larga 22€ para ver esta exposição, que corre o país e que já deu certamente muito dinheiro a ganhar aos organizadores (afinal são duas empresas), de forma fraudulenta, com o convénio de instituições públicas que se orçamentam com dinheiro de todos os portugueses que pagam impostos.

2 comentários:

  1. BRAVOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!
    Que alívio! Finalmente vejo eco nos meus desabafos. O que eu já me revoltei e reclamei desta fraude no FB apenas para me esbarrar com os comentários de quem achou aquilo "bom e divertido"! Estará tudo maluco, por Deus???
    Coisa mesmo à pobre, que agradece pelo embuste.
    Infelizmente só encontrei este justíssimo artigo 22€ tarde demais. Os meus já lá cantam, no papinho dos usurários que organizam aquela vergonha!

    ResponderEliminar
  2. Cara Marta, esta exposição esteve também em São Miguel, nas Portas do Mar. Foi muito mais pequena, sem direito a atelier, apenas figuras animatrónicas e um pequeno televisor lcd a mostrar um documentário da BBC, onde estava o cinema a 5d? Não faço ideia. Não havia atelier para fazer escavações e nem loja de recordação. Apesar do espaço ser pequeno podiam ter feito melhor, com mais fósseis e actividades. As réplicas eram horrorosas e com sons irritantes. Se em Lisboa foi uma porcaria, imagine nos Açores.Não entendo que se titulam a maior exposição da Europa.

    ResponderEliminar