Vista geral da exposição no museu
Seis anos após a apresentação da exposição de fotografias “A Terra Vista do Céu” no Terreiro do Paço, o Museu do Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa apresenta, entre 17 de Setembro e 15 de Outubro, a exposição “Olhares Tácteis”, que inclui onze daquelas fotografias em relevo com legendagem a Braille (com a respectiva foto para ser vista e legenda a negro). Uma exposição para ser vista e tocada quer se veja ou não. A entrada é gratuita. Ver localização e horário do Museu aqui.
Vista da legenda em Braille e foto em relevo do olho das Maldivas
A exposição “A Terra Vista do Céu” esteve patente pela primeira vez em 2000 em Paris, no Jardim do Luxemburgo (Jardin du Luxembourg). Durante uma visita de alunos e professores à exposição, alunos cegos fazem várias perguntas a Yann Arthus-Bertrand, mas o fotógrafo tem dificuldade em responder. Assim, nasce a vontade das fotografias serem também acessíveis a pessoas cegas e com baixa visão. Com a ajuda de Alain Mikli (criador de óculos), que aceita o desafio proposto por Yann Arthus-Bertrand, são apresentadas, em 2003, as 45 fotografias em relevo com legendagem em Braille. Desde aí, esta exposição já percorreu dezenas de cidades, inclusive Lisboa.
Vista geral da exposição no Terreiro do Paço
A exposição “Olhares Tácteis” conta com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, do Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa, dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, do Oculista das Avenidas e da ACAPO.
Fátima Alves
mv
Sem comentários:
Enviar um comentário