25 de agosto de 2011

6º Seminário GAM - 17 de Outubro de 2011


Design Inclusivo de Exposições – Ir/realidades
Local: Auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações - Lisboa
Participação: gratuita
Inscrições: por correio electrónico a partir de 1 de Setembro, até 7 de Outubro e condicionadas à lotação do auditório
Email para informações e inscrições:gam.geral@gmail.com

Tradução simultânea em francês/português/francês
Tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa

Este 6º seminário anual vai centrar-se no Design Inclusivo de exposições. A maior parte dos museus apresenta as suas exposições em que é proibido tocar e onde o culto do sentido da visão tem a supremacia. Muitas pessoas ficam sem poder ter acesso ao património material e imaterial e não podem por isso, tirar partido da Arte e da Ciência.
Assim, surgem pontualmente museus que permitem que se toque nalgumas obras originais da reserva, ou, fazem réplicas e/ou adaptações das mesmas na exposição ou numa sala a parte. Ainda são raros os museus que concebem exposições de uma forma multi-sensorial. Com este seminário teremos oportunidade de reflectir e de conhecer alguns exemplos que nos despertem para uma realidade necessária: a de criar exposições para quem não vê, não ouve e não percebe!
O presente seminário conta com a experiência de vários especialistas de acessibilidade quer nacionais quer estrangeiros e práticas de museus de referência, bem como uma mesa redonda com várias empresas que produzem exposições para os museus.
A importância de pensarmos em vários formatos (visuais/tácteis/auditivos) certamente enriquecerá os nossos espaços, os profissionais que neles trabalham e o público que os frequenta. Em suma, este será o propósito da edição do Seminário de 2011.

Grupo organizador:
Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves / Ana Leitão e Tiago Veiga
Museu das Comunicações / Teresa Beirão
Museu da Pólvora Negra / Teresa Tomás Marques
Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva / Fátima Alves
José Vale / Membro individual
Patrícia Martins / Membro individual
Apoios:
Fundação Portuguesa das Comunicações | Fundação EDP | Fundação Calouste Gulbenkian | Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva | Embaixada de França

(mfr)

Sem comentários:

Enviar um comentário