24 de junho de 2013

Do GAM nasce a Acesso Cultura


Após 10 anos de actividade do GAM - Grupo para a Acessibilidade nos Museus, nasce a Acesso Cultura.

Desde 2003, o GAM, sendo um grupo informal de trabalho, procurou colocar as questões de acessibilidade no centro das preocupações e da reflexão dos museus portugueses. Passando agora a ser uma associação formal, que irá abranger todo o sector cultural, pretende alargar o seu espectro de acção e de prestar os seus serviços a um leque mais alargado de instituições e profissionais.

Podem visitar o nosso website
www.acessocultura.org

ser nossos amigos no Facebook
www.facebook.com/AcessoCultura 

ou contactar-nos através do email
acessocultura.pt@gmail.com 

Juntem-se a nós, sejam sócios, acompanhem o nosso trabalho, participem nas nossas iniciativas, solicitem os nossos serviços.

Obrigado pelo vosso apoio até aqui. Contamos convosco também no futuro.

14 de junho de 2013

Visitantes cegos no Musée des Antiques em Toulouse


O Musée des Antiques na cidade francesa de Toulouse oferece desde o mês passado uma visita com audio-descrição aos visitantes cegos. Ao longo desta visita, os visitantes poderão tocar em 40 peças da colecção do museu. Mais aqui.

12 de junho de 2013

Acesso ao Royal Court Theatre


O Royal Court Theatre em Londres é um teatro que se preocupa com as questões de acessibilidade. Fiquem a conhecer os seus serviços aqui.

11 de junho de 2013

Especificidades Comunicacionais na Educomunicação do Século XXI


Realiza-se nos dias 14 e 15 de Junho, na Universidade Lusófona em Lisboa, o seminário Especificidades Comunicacionais na Educomunicação do Século XXI. A participação é gratuita, sendo a inscrição obrigatória para a obtenção do Certificado de Participação. Podem encontrar a ficha de inscrição e o programa aqui.

7 de junho de 2013

Facebook mais acessível


Podem ler aqui a análise crítica de Marco Zehe sobre as mais recentes melhorias feitas pelo Facebook no sentido de tornar os seus serviços mais acessíveis.

Sabiam que existia uma página Facebook Accessibility?

6 de junho de 2013

Placas em braille nas ruas de Curitiba


Na cidade de Curitiba no Brasil os cidadãos cegos têm à sua disposição 100 placas com as seguintes informações: nome da rua, numeração da rua naquele quarteirão e nome do bairro. Trata-se da reedição de um projecto que tinha sido apresentado em 1984. Na altura, tinham sido colocadas 180 placas. 

(através do blog Turismo Adaptado)

5 de junho de 2013

Leitura para todos na Biblioteca de Viana do Castelo


A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo dispõe de um Serviço de Leitura Especial que disponibiliza aos utentes cegos e com baixa visão os equipamentos e ferramentas necessários para o acesso à oferta da biblioteca (mais aqui).

A pensar concretamente nas crianças cegas e com baixa visão, a Biblioteca de Viana do Castelo, em parceria com o Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesa, lançou no ano passado o projecto “Leitura para todos”, no âmbito do qual foi criado um kit com vinte títulos que integram o Plano Nacional de Leitura (PNL), do Pré-escolar ao 1º Ciclo, em diferentes suportes: livro áudio, livro digital, livro pictográfico e livro braille ilustrado (mais aqui).

4 de junho de 2013

ColorADD: aplicação para daltónicos


"O sistema universal de identificação de cores está 'ainda mais móvel'", informa o P3 do jornal Público. A aplicação está para já disponível para iPhone e iPad e em breve também para os restantes dispositivos. Basta apontar a câmara do telemóvel para a superfície que se quer identificar e o nome da cor e respectivo símbolo aparecem no ecrã. A aplicação foi desenvolvida por Rui Cardoso (designer de comunicação), Rui Seiça (mobile developer) e Marta Lisboa (web designer). Leiam o artigo aqui.   

3 de junho de 2013

E-Museum: Plataforma Mobile



E-Museum Plataforma Mobile é um projecto de José Tomé, inserido no Projecto Final da Licenciatura em Comunicação e Design Multimédia da Escola Superior de Educação de Coimbra. Consiste no desenvolvimento de uma Plataforma Mobile para acessibilidade em museus e espaços culturais, permitindo aos visitantes destes espaços a consulta de informação através de dispositivos móveis (telemóveis / tablets).

Esta ferramenta irá funcionar com um guia ou assistente virtual, dando a possibilidade ao visitante de consultar informações que possam ajudar a contextualizar as obras e colecções expostas, permitindo-lhe maximizar a sua experiência de visita.

Como pontos fortes desta ferramenta, o autor destaca a sua universalidade, o acesso à narração áudio de todos os conteúdos e a sua portabilidade / mobilidade (uso offline em áreas cobertas ou espaços abertos, sem necessitar de ligação à web para acesso a todos os conteúdos).

Além deste produto, está a ser desenvolvida uma plataforma de gestão dos conteúdos, que permitirá a qualquer entidade (museu, fundação, galeria de arte, etc.) a criação e gestão autónoma de conteúdos, e disponibilização destes mesmos conteúdos nos dispositivos móveis dos visitantes.

Podemos acompanhar o desenvolvimento deste projecto através de uma página no Facebook, onde existem já vários vídeos que apresentam algumas das funcionalidades do E-museum, que estarão disponíveis na versão final.

31 de maio de 2013

Mestrado em Comunicação Acessível


Estão abertas até 30 de Junho as candidaturas para o Mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria. Todas as informações aqui.



30 de maio de 2013

"As pessoas com deficiência não são a vossa inspiração"


Maria Vlachou escreve sobre barreiras como o género, a cor, a etnia, a religião, a orientação sexual, capacidades físicas e mentais ou financeiras, que, aliadas à ignorância, podem causar afastamento, incompreensão, medo, desconforto, raiva, no relacionamento entre as pessoas. Questiona, no entanto, se a melhor forma de acabar com os preconceitos e promover uma relação entre pessoas é apresentar a diferença como algo "heróico", "sobre-humano", "inspirador". Leiam aqui.

29 de maio de 2013

Dia Mundial da Esclerose Múltipla



Celebra-se hoje o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Muitas pessoas de todo o mundo responderam ao desafio de partilhar o seu lema a propósito deste dia. As suas contribuições podem ser vistas aqui.

28 de maio de 2013

Novo símbolo de acessibilidade


A cidade de Nova Iorque irá adoptar o novo, mais dinâmico, símbolo de acessibilidade. Mais aqui

27 de maio de 2013

Um modelo para criar pontes entre museus e imigrantes


Um artigo muito interessante no blog Incluseum sobre o projecto nova-iorquino CALTA21 - Cultures and Literacies Through Art for the 21st Century, que apresenta um modelo para a criação de pontes entre museus e imigrantes que estejam a aprender a língua inglesa. Leiam aqui.

24 de maio de 2013

Wheelmap



Wheelmap é um mapa online, aberto e gratuito, para pessoas em cadeiras de rodas. Permite partilhar e ter acesso a informação sobre espaços públicos acessíveis a cadeiras de rodas. Como acontece com a wikipedia, qualquer pessoa pode contribuir com informação. Mais aqui.

23 de maio de 2013

Colóquio "L’altérité dans le spectacle, le spectacle de l’altérité"



A Cité Nationale de l´Histoire de l´Immigration organiza a partir de hoje e até Sábado o colóquio internacional L’altérité dans le spectacle, le spectacle de l’altérité. O colóquio pretende colocar as seguintes questões: O que é o 'outro'? Quem é ele? De onde vem? Como foi inventado?

Mais aqui.

22 de maio de 2013

Encontros multissensoriais do MAM

O MAM - Museu de Arte Moderna de Rio de Janeiro organiza no último sábado de cada mês os Encontros Multissensoriais, procurando levar obras de arte da sua colecção ao alcance de todos. Aqui temos o vídeo de um destes encontros, destinado a cegos.

21 de maio de 2013

Portugueses criam cadeira de rodas 'inteligente'



Esta equipa de investigadores da Universidade do Minho criou uma cadeira de rodas que lê o pensamento. A IntellWheels pode ser comandada através de movimentos de cabeça ou do corpo, da voz, de expressões faciais ou de pensamentos, e já foi testada em pacientes com paralisia cerebral. O projecto já ganhou vários prémios. Mais aqui: http://bit.ly/18HTq5C

20 de maio de 2013

Acessibilidade nos autocarros da CARRIS


O blog Lisboa Inacessível entrevistou Diogo Martins, web developer e entusiasta da mobilidade sustentável, sobre a frota de autocarros da CARRIS em Lisboa. Leia aqui.


17 de maio de 2013

Crinabel no Teatro da Comuna


A Crinabel apresenta nos dias 17, 18 e 19 de Maio a peça Sala Branca, a partir de Harold Pinter. No Teatro da Comuna, Sexta e Sábado às 21h30 e Domingo às 17h00. Os bilhetes custam €5. 

Este espectáculo será também apresentado no Porto, no Teatro Helena Sá e Costa, de 9 a 11 de Outubro.


(via Fátima Alves)

16 de maio de 2013

Exposição "Refugiados e a Austrália, 1972-2012"

A exposição Refugees and Australia, 1972 - 2012 abriu no passado dia 11 de Maio no Migration Museum em Adelaide, Austrália. A exposição apresenta as variadas formas como o Estado australiano tem procurado reconciliar a política interna e as suas obrigações internacionais ao longo dos últimos 40 anos. Os próprios cidadãos australianos tem reagido também de várias formas, desde a hostilidade e a indiferença à oferta de assistência prática.

15 de maio de 2013

Musée Rodin celebra a Noite dos Museus


O Musée Rodin em Paris celebra a Noite dos Museus no dia 18 de Maio com uma visita guiada pelo comediante Laurent Vallo em Língua Gestual Francesa. O museu disponibiliza um endereço de email específico para as marcações: sourds@musee-rodin.fr

(via Fátima Alves)

14 de maio de 2013

Ver com os sentidos


Três museus nova-iorquinos - o Metropolitan, o Whitney e o Guggenheim - juntam-se no dia 1 de Junho e propõem uma série de actividades para pessoas cegas e com baixa visão. Mais aqui.

13 de maio de 2013

Lorcan Hopper dirige o grupo Rawcus

Rawcus é um grupo de artistas com e sem deficiência. Como parte do seu desenvolvimento criativo, em Março passado realizaram um workshop com Lorcan Hopper, um artista australiano com Síndrome Down. É a primeira vez que o grupo é dirigido por um artista com deficiência. O vídeo que se segue é um registo deste trabalho.


9 de maio de 2013

Exposição Baixa em Tempo Real: algumas questões de acessibilidade

A exposição “Baixa em Tempo Real”, patente na Galeria Millenniun em Lisboa até 24 de Maio, pretende retratar a Baixa Pombalina em tempo real. O projecto foi desenvolvido pelo Departamento de Museologia da Universidade Lusófona em colaboração com outros departamentos desta Universidade.

Uma das preocupações dos organizadores foi disponibilizar informação em vários formatos para pessoas cegas e surdas. No entanto, algumas das opções tomadas na verdade dificultam ou impossibilitam o acesso. Alguns exemplos:

Foto: GAM
- Existe uma galeria táctil de fotografias, mas foi colocada na vertical. Esta disposição não só dificulta a exploração pelos cegos, mas torna-a também cansativa. Os objectos expostos para exploração táctil (incluindo as legendas) devem ser colocados na horizontal ou numa posição inclinada(<45>

- Os visitantes cegos são levados através de um guia podo-táctil (um guia no chão que pode ser seguido com a bengala) até uma mesa exploratória, com vários materiais informativos. No entanto, essa mesa é muito baixa para servir o propósito pelo qual foi concebida e, por isso, desconfortável para a exploração de imagens tácteis;

Foto GAM
- As legendas em braille têm erros, o que indica que não houve uma boa revisão dos textos por uma pessoa que saiba ler braille.

Estes são alguns exemplos do que encontrámos na exposição Baixa em Tempo Real e que são encontrados com alguma frequência em várias outras exposições que pretendem ser acessíveis a visitantes cegos ou com baixa visão. São também de fácil resolução.

6 de maio de 2013

Exposição 360º - Ciência Descoberta: algumas questões de acessibilidade


Está patente até dia 2 de Junho na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa a exposição 360º - Ciência Descoberta, uma exposição sobre ciência no período das grandes viagens dos portugueses e dos espanhóis nos séculos XV e XVI.

As opções de museografia levantam algumas questões de acessibilidade que mereceriam ser melhor vistas:

- Objectos como mapas estão colocados em vitrines de madeira e totalmente na horizontal, o que, dada a altura das vitrines e o facto dos lados não serem transparentes, dificulta ou impossibilita o visionamento no caso das crianças e de pessoas em cadeira de rodas.

- Muitas legendas são mal iluminadas, o que torna a sua leitura difícil. No caso dos textos em inglês, a leitura torna-se mesmo impossível, dado que a letra usada é de cor cinzenta em fundo preto.

- As legendas em geral estão colocadas abaixo do nível da cintura de uma pessoa de altura média, o que significa que muitos visitantes precisam de se dobrar para ler. 

Esperamos que numa próxima exposição questões como estas possam ser levadas em consideração, de forma a garantir o acesso a mais visitantes.

3 de maio de 2013

IBRAM lança livro sobre acessibilidade a museus




Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) apresentou na semana passada o livro Acessibilidade a Museus, o segundo volume da Colecção Cadernos Museológicos. A autoria é da nossa conhecida Regina Cohen e ainda de Cristiane Duarte e Alice Brasileiro, todas arquitectas e professoras investigadoras do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto Sobre Acessibilidade e Desenho Universal – Núcleo Pró-Acesso – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais aqui.

2 de maio de 2013

Fotografia táctil


Leiam o artigo From Stereoscopy to tactile photography, uma nova disciplina multisensorial baseada nos princípios da estereoscopia e a conversão de imagens digitais em relevos com a ajuda do computador.

30 de abril de 2013

Talk show de adultos com autismo em Staten Island


Lifestyles for the Disabled é um projecto colaborativo em Staten Island (Nova Iorque), composto por pais, organizações comunitárias e empresas. Desenvolve programas que procuram fornecer aos participantes ambientes de trabalho e experiências realistas. Um destes projectos é um talk show para uma estação de rádio no qual participam adultos com autismo. O New York Times fez recentemente uma grande reportagem sobre este programa. Leiam aqui.  

(enviado por Inês Fialho Brandão)



29 de abril de 2013

Além da dança e da diferença


Muito boa e longa entrevista ao DN de Henrique Amoedo, Director Artístico do Dançando com a Diferença (Madeira). A ler aqui.

26 de abril de 2013

Audioguia em mapudungun



O mapudungun é a língua dos Mapuche, que habitam a região centro-sul do Chile e o sudoeste da Argentina. O Museo de La Memoria y los Derechos Humanos em Santiago de Chile apresentou na passada quarta-feira um audioguia em mapudungun, procurando facilitar o acesso às suas exposições a essa população, que representa, de acordo com o censo de 2002, 4% da população chilena.

O debate da reforma agrária no Chile no final dos anos 60 e início dos anos 70 procurou abrir a discussão sobre a redistribuição da terra, tendo em consideração também os direitos dos Mapuche. Com o golpe de Pinochet este processo parou abruptamente. De acordo com dados da Comissão Verdade e Reconciliação, pelo menos 113 Mapuche foram mortos pela repressão estatal durante a ditadura.

O Museo de La Memoria y los Derechos Humanos, um museu destinado a dar visibilidade às violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado do Chile entre 1973 e 1990 e a estimular a reflexão e o debate, procura agora envolver os Mapuche numa história que é também a deles.

Mais aqui.

24 de abril de 2013

Museus e Público Sénior: gravações e fotos



Quem não teve a oportunidade de assistir à apresentação do estudo Museus e Público Sénior em Portugal, poderá ver aqui e aqui a gravação da apresentação e das restantes comunicações, realizadas por Dominic Campbell (Bealtaine Festival, Irlanda), Orna Cohen (Dialogue with Time, Alemanha), Sónia Almeida Santos (Museu do Papel Moeda, Portugal) e Deolinda Cerqueira (Museu Calouste Gulbenkian, Portugal).

Podem ver ainda aqui algumas fotografias do evento.

12 de abril de 2013

Apresentação da coreografia "Dancing for Inclusion"


A Fundação AFID Diferença realiza no dia 18 de Abril às 21h30, no Teatro Dom Luiz Filipe (Largo da Luz - Carnide) a apresentação final da coreografia Dancing for Inclusion.


Cerca de 30 bailarinos em palco, pessoas com e sem deficiência, de seis países (Eslovénia, Espanha, Estónia, Itália, Polónia e Portugal) irão apresentar um resultado de uma semana intensiva de trabalho no âmbito do Workshop Dancing for Inclusion.

A entrada será livre.

Será necessário confirmar a presença (yara.silva@fund-afid.org.pt , 934500446) até dia 16 de Abril.

11 de abril de 2013

Vereadora com Síndrome Down


"O que você acha que pode melhorar na sua cidade para as pessoas com deficiência?", perguntou o jornalista à nova vereadora de Valladolid.

"Participarmos mais e sermos mais ouvidos. Nós poderíamos melhorar ainda mais a acessibilidade dos locais como museus, transporte… também organizar mais atividades para nós na área de lazer e esporte."

Chama-se Angela Bacharel e será a primeira vereadora municipal com síndrome de Down da Espanha. Leiam a entrevista aqui.

10 de abril de 2013

App para surdos no Museu de Belas-Artes de Budapeste


A Embaixada Britânica em Budapeste financiou uma nova aplicação móvel para o Museu de Belas-Artes de Budapeste que proporciona o acesso às obras dos visitantes surdos. A aplicação (disponível para Android, iPhone e iPad) apresenta vídeos em várias línguas gestuais internacionais e um mapa interactivo. Mais informações aqui.

9 de abril de 2013

Dia Internacional do Cigano



Hoje é o Dia Internacional do Cigano. Uma oportunidade para celebrar a cultura "roma", mas também para apelar à integração da minoria étnica mais numerosa e mais excluida da Europa. Leiam aqui o artigo da Open Society Foundations.

Um adulto com autismo sobre o seu amor pelos museus


Allison Shefcyk trabalha com investigadora assistente no AJ Pappanikou Center da Universidade de Connecticut. É também uma pessoa com autismo. Neste texto fala-nos do seu amor pelos museus.

8 de abril de 2013

Espectáculos com LGP no Teatro D. Maria II



No Teatro Nacional D. Maria II apresentam-se este mês dois espectáculos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. No dia 14 de Abril, Domingo, às 16h, À vossa vontade, de William Shakespeare. No dia 21 de Abril, Domingo, às 16h15, Olhos de Gigante, a partir de Almada Negreiros.

2 de abril de 2013

A receita d´"O Nada" reverte a favor da APCL



A CIM - Companhia Integrada Multidisciplinar apresenta o espectáculo O Nada, dias 11 e 12 de Abril às 21h no Teatro São Luiz. A receita do dia 11 reverterá a favor da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL). 

A apresentação do espectáculo está integrada no INARTE - Encontros Internacionais de Inclusão pela Arte. Mais informações aqui.

O Nada (1min) ~ CiM - Companhia Integrada Multidisciplinar from Vo'Arte on Vimeo.

1 de abril de 2013

A sinalética do novo Museu dos Coches

Imagem retirada do jornal Público, P3.
Foram publicadas na semana passada, no P3 do jornal Público, imagens/maquetas da sinalética do novo Museus dos Coches. Pelo que se pode ver nestas imagens, há opções que são motivo de preocupação: 

- textos quase ao nível do chão e sem nenhuma inclinação, ou seja, que dificultam ou até impossibilitam a leitura no caso de pessoas idosas ou com problemas de coluna ou em cadeira de rodas ou com problemas de vista ou simplesmente muito altas;

- parágrafos justificados dos dois lados, ou seja, criam-se blocos de textos muito pouco convidativos à leitura;

- contraste insuficiente na sinalização das saídas, ou seja, fonte cinzenta em fundo branco (terá o contraste necessário de 75%?).

Vejam as maquetas publicadas no P3 aqui.

Aproveitamos para lembrar que, esgotado o seminário organizado pelo GAM sobre comunicação acessível no dia 22 de Abril, abriu-se uma nova sessão no dia 6 de Maio. A manhã será dedicada ao design de comunicação. Todas as informações aqui.

24 de março de 2013

Nova edição da formação "Comunicação Acessível em Museus"


A formação planeada para dia 22 de Abril esgotou em quatro dias. Obrigado pelo vosso interesse, esta temática é muito importante para todos nós. 

Quem está em lista de espera e outros interessados poderão agora inscrever-se na formação do dia 6 de Maio, sempre no Museu das Comunicações. Mais informações e a ficha de inscrição aqui.

22 de março de 2013

Acessibilidade a espaços culturais no Brasil


Viviane Sarraf, especialista brasileira em espaços culturais acessíveis destaca no blog Acesso acções pioneiras em acessibilidade cultural e critica a falta de políticas públicas nesta campo. Leiam aqui.


19 de março de 2013

Serviço de acessibilidade do Pavilhão do Conhecimento: que futuro?

Rosalia Vargas, Directora do Pavilhão do Conhecimento (imagem retirada de www.cienciahoje.pt)
O GAM foi criado em 2003 por iniciativa do Pavilhão do Conhecimento. Foi, por isso, com profunda preocupação que soubemos que, numa recente reestruturação, o posto de Coordenador do Serviço de Acessibilidade foi extinto. O que isto significa para o futuro do serviço? A coordenação do GAM enviou esta manhã o seguinte email à Directora do Pavilhão do Conhecimento, Drª Rosalia Vargas:


"Exma. Srª Drª Rosalia Vargas,

A força motora por trás da criação do GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus em 2003 foi o Pavilhão do Conhecimento. Ao longo da última década, o serviço de apoio aos visitantes com necessidades especiais deste centro de ciência cresceu, proporcionando acesso a milhares de pessoas e tornando-se uma referência a nível nacional e internacional.

Fomos informados que a Direcção do Pavilhão do Conhecimento procedeu recentemente a uma reestruturação, extinguindo o posto de Coordenador do Serviço de Acessibilidade. Não conhecemos as razões e as questões que se levantam, relativamente à extinção ou continuidade do serviço em si, são muitas e urgentes.

Assim, o GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus vem por este meio manifestar a sua profunda preocupação por esta decisão e gostaria de saber de que modo é que o Pavilhão do Conhecimento se propõe continuar a trabalhar com públicos com necessidades especiais e a ter uma equipa adequada ao atendimento a esses visitantes.

Agradecendo a atenção dispensada, despedimo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos.

Catarina Moura e Maria Vlachou
Coordenadoras do GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus"

18 de março de 2013

Formação: Comunicação Acessível em Museus


No próximo dia 22 de Abril, o GAM realiza no Museu das Comuncações a formação "Comunicação Acessível em Museus: Design de Comunicação e Linguagens", com Fátima Alves, Filipe Trigo e Maria Vlachou. Serão abordadas questões ligadas ao design de comunicação, à escrita acessível e a suportes para cegos e surdos. A formação é especialmente dirigida aos profissionais de museus que normalmente trabalham com os designers e a designers que costumam trabalhar com museus.

O valor da inscrição é €15. A ficha de inscrição e mais informações sobre a formação aqui

15 de março de 2013

Consulta pública para a agenda pós-2015 da ONU



A consulta pública para a inclusão das questões da deficiência na agenda pós-2015 da ONU decorre de 8 a 28 de Março, via internet. A ideia é ouvir todos os parceiros possíveis: governos, associações, academia, media e cidadãos, de todas as regiões do mundo. Haverá tradução em português e a consulta online será aberta a leitores de ecrã. Mais aqui.

(via Media e Deficiência no Facebook)

14 de março de 2013

Royal Shakespeare Company e acessibilidade



A odisseia de Samantha ao querer obter informações sobre a compra de bilhetes para sessões com audio-descrição, visitas tácteis e descontos para acompanhantes. Uma história contada com muito sentido de humor, com prólogo, três actos e um final feliz. Leiam aqui.

E por aqui, como seria...?

13 de março de 2013

Jeu de Paume descreve nus ao pormenor


A publicação da fotografia Étude de Nu (1939) na página do Facebook do Jeu de Paume foi motivo para o encerramento da conta do museu durante 24 horas, como sanção. Jeu de Paume não vai publicar mais nus, mas agora descreve-os ao pormenor. E assim, contornam-se as regras do Facebook e, ao mesmo tempo, as obras tornam-se acessíveis para cegos... Mais aqui.

(enviado por Cecília Folgado)

12 de março de 2013

Os surdos têm o seu museu em França


O Museu dos Surdos abriu no passado dia 9 de Março na cidade de Louhans na Borgonha. Reúne quadros, textos, fotografias e outros objectos que traçam a história e o património dos surdos. Mais aqui.


11 de março de 2013

Call for proposals: Conferência Internacional para a Inclusão


Os interessados em apresentar propostas de comunicação / poster para a Conferência Internacional para a Inclusão, organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria nos dias 5 e 6 de Julho, podem fazê-lo até dia 20 de Março. Mais informações aqui.

4 de março de 2013

Apresentação do estudo "Museus e Público Sénior em Portugal"


No dia 18 de Março, às 15h00, será apresentado na Fundação Calouste Gulbenkian (aud.3) o estudo Museus e Público Sénior em Portugal. O projecto foi coordenado pelo GAM, em parceria com o ICOM Portugal, tendo sido financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

No mesmo dia serão apresentadas iniciativas culturais de Irlanda, Alemanha e Portugal que têm como público-alvo a população sénior.

A entrada será livre, sujeita à lotação da sala. O programa do evento pode ser consultado aqui.

27 de fevereiro de 2013

Conferência: O Património é de Todos



A Câmara Municipal de Lisboa organiza no dia 6 de Março, das 9h30 às 13h00, nos Paços do Concelho, a conferência internacional "O Património é de Todos".

A promoção da acessibilidade para todos em espaços e edifícios históricos é um desafio ao mesmo tempo exigente e necessário. Exigente, pelo rigor e qualidade que devem pautar qualquer intervenção em edificações classificadas. Necessário, porque aquilo que está em causa é assegurar a todos os cidadãos as melhores condições possíveis para usufruírem de um Património que é seu.  É importante conhecer e discutir princípios, metodologias de intervenção e exemplos de boas práticas.

É esse o objetivo desta conferência, que, entre outros especialistas, contará com a participação de Brenda Puech, do Centre for Accessible Environments (Reino Unido). A conferência conta com o apoio do British Council.

Entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia (o número de vagas é limitado).

Inscrições: nucleo.acessibilidade@cm-lisboa.pt
Telefone: 213 588 693

26 de fevereiro de 2013

Colecção Shape



A Shape Collection é um arquivo de trabalhos que representam o calibre e o significado cultural de obras de arte criadas por e sobre pessoas com deficiência. Amanhã, dia 27, estará aberto ao público. A exposição procura desafiar preconceitos e promover umd ebate crítico sobre a arte contemporânea criada por artistas com deficiência. Mais no website da Shape Arts.