3 de junho de 2013

E-Museum: Plataforma Mobile



E-Museum Plataforma Mobile é um projecto de José Tomé, inserido no Projecto Final da Licenciatura em Comunicação e Design Multimédia da Escola Superior de Educação de Coimbra. Consiste no desenvolvimento de uma Plataforma Mobile para acessibilidade em museus e espaços culturais, permitindo aos visitantes destes espaços a consulta de informação através de dispositivos móveis (telemóveis / tablets).

Esta ferramenta irá funcionar com um guia ou assistente virtual, dando a possibilidade ao visitante de consultar informações que possam ajudar a contextualizar as obras e colecções expostas, permitindo-lhe maximizar a sua experiência de visita.

Como pontos fortes desta ferramenta, o autor destaca a sua universalidade, o acesso à narração áudio de todos os conteúdos e a sua portabilidade / mobilidade (uso offline em áreas cobertas ou espaços abertos, sem necessitar de ligação à web para acesso a todos os conteúdos).

Além deste produto, está a ser desenvolvida uma plataforma de gestão dos conteúdos, que permitirá a qualquer entidade (museu, fundação, galeria de arte, etc.) a criação e gestão autónoma de conteúdos, e disponibilização destes mesmos conteúdos nos dispositivos móveis dos visitantes.

Podemos acompanhar o desenvolvimento deste projecto através de uma página no Facebook, onde existem já vários vídeos que apresentam algumas das funcionalidades do E-museum, que estarão disponíveis na versão final.

Sem comentários:

Enviar um comentário